Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

Einstein Sua vida, seu universo

357 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Einstein, de Walter Isaacson
Informações técnicas

Autor: Walter Isaacson
Título original: Einstein: His Life and Universe
Páginas: 696
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 2007
Ano da edição: 2007
Idioma: Português

Sinopse

Baseada na correspondência pessoal de Albert Einstein (1879-1955), esta biografia desfaz mitos e mostra um Einstein rebelde, avesso a convenções, espírito que explica ao mesmo tempo o brilhantismo científico e os inúmeros casos extraconjugais.

Einstein: sua vida, seu universo baseia-se numa coleção de cartas divulgadas em 2006, vinte anos depois da morte da enteada do cientista, conforme ela determinara em testamento. Escrita pelo jornalista Walter Isaacson, que já presidiu os grupos Time e CNN, e amplamente elogiada pela crítica, revela um Einstein avesso a qualquer tipo de dogma. Foi esse espírito rebelde que permitiu o nascimento da teoria que revolucionaria a física.

O conteúdo das cartas desnuda a vida íntima de uma mente genial. Um homem simples e afável, mas ao mesmo tempo impertinente e distante, Einstein mantinha relacionamentos pessoais difíceis, segredos e casos extraconjugais, além de desprezar a guerra e se divertir com a aura de celebridade.

Livre de amarras, Einstein podia explorar a curiosidade, traço fundamental de sua personalidade e, em suas próprias palavras, essencial para seu brilhantismo: "Não tenho nenhum talento especial, apenas uma ardente curiosidade". Mas, no fim da vida, a rebeldia deu lugar ao inconformismo, tanto em termos científicos quanto políticos.

Einstein: sua vida, seu universo nos revela o menino curioso, o estudante genial e insolente que se apaixona pela colega de curso, o funcionário do escritório de patentes que revoluciona a física, o homem atormentado por problemas conjugais, o pai muitas vezes ausente, o físico por fim reconhecido no mundo todo, o militante pacifista e sua busca frustrada pela "teoria do campo unificado" - uma solução matemática que explicasse as idiossincrasias da recém-nascida mecânica quântica, fruto de uma idéia sua.

Jornalista
Walter Isaacson

Jornalista. Nascido nos Estados Unidos, em 1952. É diretor-geral do Aspen Institute, foi presidente da CNN e editor administrativo da revista Time. Além desse livro também é autor de Einstein: Uma vida e do best-seller internacional Steve Jobs: A biografia.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Albert Einstein
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.