Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil República

1964: Golpe ou Contragolpe?

522 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro 1964: Golpe ou Contragolpe?, de Hélio Silva
Informações técnicas

Autor: Hélio Silva
Páginas: 492
Editora: L&PM
Primeira publicação: 1978
Ano da edição: 1978
Idioma: Português

Sinopse

Este livro é um registro fundamental da história recente de nosso país. Hélio Silva, autor do monumental Ciclo de Vargas – que conta em dezesseis volumes a história republicana brasileira, da proclamação em 1889 até o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954 –, faz, aqui, com a autoridade de um dos maiores historiadores deste país, o raio X do golpe que mudou o Brasil. 1964: Golpe ou contragolpe? é justamente um complemento ao Ciclo de Vargas.

O livro apresenta fatos que se interpenetram com os volumes da série, personagens comuns, novos e antigos protagonistas, herdeiros de velhas tradições, sempre tendo como foco o Golpe de 1964. Hélio Silva recupera com isenção e fidelidade as minúcias da preparação, da eclosão e os primeiros movimentos de uma ditadura que mergulharia o país em um longo período de obscurantismo, perseguições, desprezo às liberdades individuais e aos direitos dos cidadãos. Rigoroso na exposição dos fatos, isento no tratamento das personalidades que fizeram a história, Hélio Silva se eleva acima dos vencedores e vencidos para descrever os fatos como eles se passaram, sustentado por copiosa documentação.

Como destaque deste livro, há também preciosos depoimentos de personagens diretamente envolvidos nos acontecimentos. Hélio Silva foi narrador, personagem e testemunha desta história. Com a autoridade de um intelectual que, no dizer de Antônio Houaiss, foi “dos mais destacados entre os estudiosos brasileiros (do que quer que seja) e merece a consagração de todos os seus compatriotas”.

Jornalista
Hélio Silva

Hélio Ribeiro da Silva (1904-1995) foi um jornalista e médico brasileiro autor de diversas obras sobre o Brasil republicano. Paralelamente ao jornalismo e ao ativismo político, viveu sua paixão pela medicina. Começou a trabalhar como jornalista na década de 1920 e logo depois ingressou na faculdade de Medicina. Foi médico e professor durante cinqüenta anos e publicou mais de sessenta trabalhos científicos na área médica. No final da década de 1950 começou a escrever a monumental obra conhecida como o Ciclo de Vargas, em 16 volumes, que é fundamental para a compreensão do Brasil do século 20 e referência para todas as análises e teses correntes sobre este período.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Golpe militar de 1964
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.