Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

As batalhas dos Guararapes Descrição e análise militar

518 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro As batalhas dos Guararapes, de Cláudio Moreira Bento
Informações técnicas

Autor: Cláudio Moreira Bento
Páginas: 208
Editora: Gênesis
Primeira publicação: 1971
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse

As Batalhas dos Guararapes tem um significado impar na história do Brasil. É o alvorescer da identidade de um povo, do poder de uma idéia, do nascimento de uma nação, do Brasil.

Nas batalhas dos Montes Guararaapes, o Brasil português, africano e indígena se uniu em torno de um objetivo: expulsar os invasores holandeses e recuperar a nossa soberania no nordeste. Surge a primeira força genuinamente brasileira, fruto do nosso meio e das nossas convicções. Com uma doutrina militar própria, derrotam o exército holandês em duas batalhas memoráveis, onde prevaleceu o elevado espírito de nacionalidade. Por tudo isso, as Batalhas dos Guararapes representam o surgimento do espírito patriota, de um exército nacionalista e de uma nação.

A obra "As Batalhas dos Guararapes - descrição e análise militar", de autoria do Coronel Cláudio Moreira Bento, também tem um gigande significado na história militar brasileira. A descrição e análise das batalhas, as suas interpretações à luz da Arte Militar (Princípios da Guerra, Manobra e seus elementos, etc.) pelo coronel Bento foi um marco pioneiro na nossa historiografia militar. Foi a consolidação deste autor como um dos grandes da nossa história, que contribuiu significativamente para, o estudo e a divulgação de uma doutrina militar genuinamente nossa, vitoriosa nos Monte Guararapes, que ele consagrou como Guerra Brasílica.

Militar
Cláudio Moreira Bento

Cláudio Moreira Bento ComMM (1931-) é um historiador e militar do Exército Brasileiro. Presidente da Federação de Academias de História Militar Terrestre do Brasil e da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) de Resende, que fundou em 1986. A sua obra compõe-se de livros, albuns, plaquetas e artigos publicados em periódicos civis e militares , divulgando a as História do Exército Brasileiro, a da Academia Militar das Agulhas Negras, a do Rio Grande do Sul a de Canguçu -RS e a de Resende-RJ

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Holandeses no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.