Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

A economia açucareira

876 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A economia açucareira, de José Antônio Gonsalves de Mello
Informações técnicas

Autor: José Antônio Gonsalves de Mello
Coleção: Fontes para a História do Brasil Holandês
Páginas: 263
Editora: CEPE
Ano da edição: 2004
Idioma: Português

Sinopse

Entre seus inúmeros trabalhos escritos acerca do Brasil holandês, José Antônio Gonsalves de Mello supera seu poder de síntese e de estilo próprio de historiógrafo, apresentando um rico esboço da organização governamental das terras conquistadas pela Companhia das Índias Ocidentais. Aborda a saga da produção açucareira de Pernambuco, base de sustentação de todo o sistema econômico do período, bem como as características do engenho que o tornavam uma comunidade autônoma, uma espécie de povoação rural.

Historiador
José Antônio Gonsalves de Mello

José Antônio Gonsalves de Mello (1916-2002), é considerado o maior estudioso da presença flamenga no Brasil. Formado em Direito e ex-discípulo de Gilberto Freyre, chegou a estudar holandês para melhor manusear os documentos escritos nessa língua, tendo realizado pesquisas na Holanda, Portugal, França e outros países. Historiador, escreveu mais de 30 livros e presidiu o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Publicou, em 1947, quando tinha apenas 31 anos, um livro seminal sobre a invasão holandesa em Pernambuco, Tempo dos Flamengos, referência obrigatória sobre o tema.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Ciclo do Açúcar
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.