Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

O Brasil no Império Português

Livros > Brasil Colônia  |  524 visualizações

Salvar nos favoritos
Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

Luis Carlos Figueiredo é jornalista, bacharel em letras clássicas e Filosofia. Ele e Janaína Amado, sua esposa, já publicaram diversos livros a respeito do tema das conquistas portuguesas no início da idade moderna.

Esse é o primeiro livro que li do casal e, apesar do tamanho, me surpreendeu pela qualidade. Apesar de ser escrito por jornalistas brasileiros, que normalmente falham em produzir livros de qualidade sobre temas históricos. O livro tem um recorte bem específico em suas 72 páginas: mostrar a evolução do império português e o papel do Brasil dentro dele.

Devido ao seu tamanho reduzido não há muito o que falar sobre o livro. Eu recomendo para aqueles que querem ter uma visão geral do tema, o livro trás um apanhado geral sobre diversos temas (veja a lista completa abaixo), mas sem se prender a nenhum deles. A leitura é bastante agradável.

O maior capítulo do livro (Vasto mundo português) se foca no Império português, dando pouca importância para o Brasil, e mostrando as formas pelas quais Portugal exercia seu domínio sobre suas possessões e relatando seus desastrados acordos e políticas coloniais. Ao final o autor trabalha rapidamente o papel do Brasil dentro do império e as consequências do domínio português na cultura brasileira.

Conteúdos por capítulo

Introdução: Embaixada portuguesa visita o papa no Vaticano em 1514.

Capítulo 1 - Vasto mundo português: Expansão marítima portuguesa, Dom Henrique, Igreja católica, jesuítas, bulas papais, o comércio e os mercadores, feitorias e colonização, superioridade naval e bélica (Afonso de Albuquerque), principais produtos comercializados, monopólio (exclusivo colonial), associações com estrangeiros, União Ibérica e o enfraquecimento de Portugal, pirataria, luta com nativos, dívidas feitas para as conquistas, os banqueiros e os Fugger, império português, Portugal se torna vassalo da Inglaterra, Tratados de Panos e Vinhos de 1703, Família Real no Brasil, portos abertos e fim do monopólio, 1810 e mais tratados desfavoráveis para Portugal, Marque de Pombal, Portugal até 1822, Salazar e a Revolução dos Cravos, o fim dos império português e as independências.

Capítulo 2 - No meio do mundo: O Brasil no século 16, os primeiros portugueses, os degredados (criminosos), a colonização de fato, União Ibérica, avançando para o interior, extermínio dos indígenas, descoberta do ouro, a grande migração, os interesses da Inglaterra, decadência das minas, independência do Brasil.

Capítulo 3 - Lembranças e Heranças: Heranças do império português, circulação de pessoas entre Portugal e as colônias e entre as próprias colônias, a corrupção do estado português, o jeitinho brasileiro ou luso-brasileiro, a tendência a ostentação do brasileiro.

Conclusão - Considerações finais.

Cronologia - Datas importantes para o império português de 1415 à 1999.

Resenha publicada em 09/08/2018.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Luis Carlos Figueiredo

Luiz Carlos Figueiredo era jornalista, bacharel em letras clássicas e Filosofia. Com sua esposa Janaína Amado, publicou diversos livros a respeito das conquistas ultramarinas do início da idade moderna. Além dessa obra, eles também são autores de A Formação do Império Português (1415-1580), A magia das especiarias, As viagens de Américo Vespúcio, As viagens dos alimentos, A Viagem de Vasco da Gama, Colombo e a América, Medo e Vitória nos mares, Terra à vista e Brasil 1500: Quarenta Documentos.

Janaína Amado

Janaína Amado é doutora em História e professora de História Moderna da UFG. Tem uma preocupação constante com a discussão e a divulgação da História. É autora de várias pesquisas sobre assuntos de História do Brasil, algumas transformadas em livros, como Conflito social no Brasil: A Revolta dos Mucker. Também publicou várias obras em parceria com seu marido Luis Carlos Figueiredo.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Brasil Colônia

Sérgio Buarque de Holanda (org.)

HGCB 2 - Administração, economia e sociedade

Gilberto Freyre

Sobrados e Mucambos

Patrick Wilcken

Império à deriva

Lilia M. Schwarcz e Flávio Gomes (org.)

Dicionário da Escravidão e Liberdade

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL