Autor: Luís Grupioni (org.)
Páginas: 282
Editora: Global
Ano da edição: 2000
Idioma: Português
A descoberta de um novo mundo habitado por povos então desconhecidos foi o acontecimento mais extraordinário e decisivo da moderna história do Ocidente, desencadeando uma vasta elaboração de discursos.
Sob os auspícios da SMC-SP realizou-se em 1992 a exposição Índios no Brasil procurando-se reverter as noções de selvageria, humanidade incompleta e atraso cultural que caracterizam a compreensão das sociedades indígenas pelo senso comum. Agora, especialistas de diversas áreas foram convidados a discorrer sobre aspectos significativos das culturas indígenas e de suas relações com segmentos da nossa sociedade.
Textos de Marilena Chauí, Luís Grupioni, Layment Garcia dos Santos, Lucia Bettencourt, Ana Maria de Belluzzo, Maria Sylvia Porto Alegre, Aracy Lopes da Silva, Lúcia Hussak van Velthem, Ruth Monserrat, John Monteiro, e muitos outros.
Luís Grupioni possui graduação em Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1987), especialização em Programa de Formação de Quadros Profissionais pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (1995), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo(1996) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo(2009). Atualmente é Pesquisador-Associado do Núcleo de História Indígena e do Indigenismo - Universidade de São Paulo e Secretário-Executivo do Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena. Tem experiência na área de Antropologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: objetivação da cultura, educação escolar indígena, políticas públicas, direitos indígenas.
Esse livro ainda não foi resenhado.