584 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Fernando Cacciatore de Garcia
Páginas: 333
Editora: Sulina
Ano da edição: 2010
Idioma: Português
Fronteira Iluminada é um daqueles livros que faltavam. Com linguagem saborosa e didática, Fernando descreve os fluxos populacionais e as conquistas; persegue, mapeia e encadeia a longa seqüência de tratados diplomáticos – das bulas papais a partir de 1421 aos tratados bilaterais até 1920 entre o Brasil e o Uruguai –, que definiram os limites entre estes dois países, contextualizando e explicando a sua lógica interna.
Fronteira Iluminada é um livro que ilumina a história da fixação dos limites do Brasil com o Uruguai. É um livro que torna transparente a tradição que solidifica nossos marcos de fronteira. É um livro que mostra como o iluminismo contribuiu para a fixação das nossas divisas. É um livro que celebra a interculturalidade que hoje conforma uma das zonas de fronteira mais permeáveis do mundo, onde a integração é a norma.
A obra tem prefácio de Gunter Axt.
Fernando Cacciatore de Garcia nasceu em Porto Alegre em 1944. Em 1953, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1968, formou-se na PUC do Rio em Sociologia e, no Instituto Rio Branco, como Terceiro Secretário da carreira diplomática. Em 1970, foi dos primeiros diplomatas a serem transferidos para Brasília. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres, Bancoque, Bonn, Nova Délhi, Caracas e Berlim e nos Consulados-Gerais em Buenos Aires e Munique. Em 2005, foi transferido de Berlim para o escritório do Itamaraty (ERESUL) em Porto Alegre, que chefiou por pouco mais de um ano. Em 2007, aposentou-se voluntariamente, como Ministro, e decidiu radicar-se em Porto Alegre. Dedica-se agora a atividades culturais.
Esse livro ainda não foi resenhado.