Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Negros da Terra Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo

349 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Negros da Terra, de John Manuel Monteiro
Informações técnicas

Autor: John Manuel Monteiro
Páginas: 300
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 1994
Ano da edição: 1994
Idioma: Português

Sinopse

Colocando no centro do palco as populações indígenas e o contato diferenciado que mantinham com colonos e jesuítas, o historiador John Monteiro reinterpreta criticamente a formação da sociedade paulista entre os séculos XVI e XVIII.Com uma economia voltada prioritariamente para a arregimentação de mão-de-obra nativa e oscilando entre a abundância e a escassez de índios - os "negros da terra" -, os paulistas tiveram constantemente de redimensionar as suas atividades. Dessa forma, a busca de metais preciosos, a expansão do gado e o contínuo crescimento da produção agrícola, aumentando a demanda de mão-de-obra, vinculam de modo irreversível a formação econômica e social paulista à dizimação das sociedades indígenas e a uma dinâmica interna de cunho eminentemente escravista.Realizado a partir de uma ampla pesquisa documental em arquivos da Europa e do Brasil, este livro é o resultado de mais de uma década de estudos. Sua linguagem fluente e a perspicácia interpretativa do autor recomendam-no a todos aqueles que se interessam pela história social brasileira.

Historiador
John Manuel Monteiro

John Manuel Monteiro (1956-2013) era graduado em História pelo Colorado College, em 1978, mestre e doutor pela Universidade de Chicago, 1980 e 1985) e livre-docente pela Unicamp em 2001, tornou-se professor titular do Departamento de Antropologia da Unicamp, chegando a coordenar o Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA) Orientou 8 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado; três das quais ganharam prêmios nacionais. Era diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vasta experiência em pesquisa documental nas Américas, Europa e Índia.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Escravidão no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.