Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Da escravidão ao trabalho livre A Lei de Locação de Serviços de 1879

390 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Da escravidão ao trabalho livre, de Maria Lúcia Lamounier
Informações técnicas

Autor: Maria Lúcia Lamounier
Páginas: 176
Editora: Papirus
Ano da edição: 1988
Idioma: Português

Sinopse

O livro destaca os anos finais da década de 1870 e 1880 como sendo o momento privilegiado na definição do modo de encaminhamento da abolição e da organização e estruturação de um mercado de trabalho livre.

As discussões da época eram as seguintes: de um lado estavam aqueles que confiando e exigindo a manutenção dos compromissos assumidos com a Lei do Ventre Livre (1871), de uma abolição lenta e gradual, reivindicavam uma legislação mais rigorosa que combatesse a aversão da população local ao trabalho, incentivando-a na disciplina e estabilidade, e que garantisse o trabalho dos libertos.

De outro lado, representando os interesses do promissor oeste paulista, estavam os que propunham um programa de imigração subvencionada, por considerarem arriscado depender do trabalho dos ex-escravos e nacionais.

Historiador
Maria Lúcia Lamounier

Maria Lúcia Lamounier possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorado (Ph.D) em Economic History - London School of Economics/University of London (1993), Livre-Docência (USP/2008). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) e professora orientadora (Mestrado e Doutorado) no Programa Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo. Tem experiência em pesquisa na área de História Econômica e Social, com ênfase em História do Brasil/século XIX, focalizando principalmente os seguintes temas: escravidão, imigração, transição, abolição, trabalho e ferrovias.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Abolição da escravidão
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.