469 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Maria Lúcia Lamounier
Páginas: 176
Editora: Papirus
Ano da edição: 1988
Idioma: Português
O livro destaca os anos finais da década de 1870 e 1880 como sendo o momento privilegiado na definição do modo de encaminhamento da abolição e da organização e estruturação de um mercado de trabalho livre.
As discussões da época eram as seguintes: de um lado estavam aqueles que confiando e exigindo a manutenção dos compromissos assumidos com a Lei do Ventre Livre (1871), de uma abolição lenta e gradual, reivindicavam uma legislação mais rigorosa que combatesse a aversão da população local ao trabalho, incentivando-a na disciplina e estabilidade, e que garantisse o trabalho dos libertos.
De outro lado, representando os interesses do promissor oeste paulista, estavam os que propunham um programa de imigração subvencionada, por considerarem arriscado depender do trabalho dos ex-escravos e nacionais.
Maria Lúcia Lamounier possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorado (Ph.D) em Economic History - London School of Economics/University of London (1993), Livre-Docência (USP/2008). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) e professora orientadora (Mestrado e Doutorado) no Programa Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo. Tem experiência em pesquisa na área de História Econômica e Social, com ênfase em História do Brasil/século XIX, focalizando principalmente os seguintes temas: escravidão, imigração, transição, abolição, trabalho e ferrovias.
Esse livro ainda não foi resenhado.