Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Africanos livres

358 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Africanos livres, de Beatriz G. Mamigonian
Informações técnicas

Autor: Beatriz G. Mamigonian
Páginas: 608
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 2017
Ano da edição: 2017
Idioma: Português

Sinopse

Em 7 de novembro de 1831, foi promulgada a lei que proibia a importação de escravos para o país e punia todos os envolvidos na atividade. O avanço legal se devia, ao menos em parte, à pressão exercida pela Coroa britânica. Como se sabe, o Estado brasileiro acabou se mostrando conivente com o tráfico ilegal de africanos e a escravização de suas vítimas nos anos seguintes. Apesar de ter tido impacto importante no avanço do movimento abolicionista, a imposição sancionada seria, no fim das contas, "para inglês ver".

Em "Africanos livres", Beatriz G. Mamigonian toma a lei de 1831 como o eixo narrativo, ao qual se imbricam a análise da experiência dos ex-escravos, de sua administração pelo governo imperial e dos efeitos do contrabando. Baseado em pesquisa inédita, o livro avança até a campanha abolicionista na década de 1880, quando os militantes mais radicais forçavam o reconhecimento de todos os africanos ilegalmente escravizados como "africanos livres".

Historiador
Beatriz G. Mamigonian

Beatriz Gallotti Mamigonian é doutora em História pela Universidade de Waterloo, no Canadá (2002) e professora titular do Departamento de História da UFSC. Suas áreas de atuação são: História do Brasil (Império) e História Moderna e Contemporânea (dentro dela História da Diáspora Africana e História da Escravidão Comparada). Sua pesquisa se concentra na abolição do tráfico de escravos e nas transformações da escravidão no século 19.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Abolição da escravidão
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.