Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Campanha Abolicionista no Recife (Eleições 1884)

394 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Campanha Abolicionista no Recife, de Joaquim Nabuco
Informações técnicas

Autor: Joaquim Nabuco
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 184
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: 1885
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

Nos discursos presentes no volume, proferidos em encontros populares e em conferências, vê-se o orador e, principalmente, o abolicionista convicto. O político, diplomata, intelectual e escritor Joaquim Nabuco, autor também de Minha formação e O abolicionismo, elegeu-se em razão de sua capacidade oratória, empregada em defesa do fim da escravatura, e de sua visão particularíssima do processo abolicionista. Nesta obra, cuja primeira edição é de 1885, encontram-se concepções avançadas para a época, como a defesa de uma reforma agrária. Diz ele: “A propriedade não tem somente direitos, tem também deveres, e o estado de pobreza entre nós, a indiferença com que todos olham para a condição do povo, não faz honra à propriedade, como não faz honra ao Estado.” Neste conjunto de pronunciamentos, pode-se observar o desenvolvimento do pensamento do autor, desde a primeira conferência no Teatro Santa Isabel, em 12 de outubro de 1884, até o último discurso, no mesmo teatro, em 18 de janeiro de 1885.

Político
Joaquim Nabuco

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) foi um político, diplomata, jurista, orador e jornalista pernambucano formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi um famoso abolicionista, e os seus livros mais famosos são relatos das discussões políticas que cercavam esse tema, no final do século 19.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Abolição da escravidão
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.