Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

A Devassa da Devassa Inconfidência mineira: Brasil e Portugal 1750-1808

366 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Devassa da Devassa, de Kenneth Maxwell
Informações técnicas

Autor: Kenneth Maxwell
Título original: Conflicts and Conspiracies: Brazil & Portugal 1750-1808
Páginas: 320
Editora: Paz e Terra
Primeira publicação: 1973
Ano da edição: 2001
Idioma: Português

Sinopse

Neste livro, Kenneth Maxwell revê, com base em extensa pesquisa fundamentada e em ampla documentação, a cronologia relativa à Inconfidência Mineira. Ao examinar a situação econômica e política da coroa portuguesa e as conseqüências desses fatores e de sua dependência em relação à Inglaterra sobre a elite colonial, redimensiona o papel dessa elite na conjuração. O texto revisa a versão oficial, tradicionalmente estudada nas escolas, oferecendo uma outra interpretação, tornando possível a abordagem dos fatos históricos em torno da Inconfidência Mineira de forma crítica. A economia do Brasil Colonial pode ser estudada nas considerações e visualizada nos mapas, gráficos e quadros elaborados de forma criteriosa, enriquecendo de forma contundente a compreensão do período.

Historiador
Kenneth Maxwell

Kenneth R. Maxwell é um historiador britânico nascido em 1941. É especialista em História Ibérica e no estudo das relações entre Brasil e Portugal no século 18, sendo um dos mais importantes brasilianistas da atualidade. Notabilizou-se no Brasil a partir da publicação da obra "A devassa da devassa - A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Inconfidência Mineira
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.