Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Inconfidência Mineira

612 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Inconfidência Mineira, de Maria Efigênia Lage
Informações técnicas

Autor: Maria Efigênia Lage
Coleção: História Popular
Páginas: 72
Editora: Global
Ano da edição: 2001
Idioma: Português

Sinopse

Esta conjuração estava estreitamente ligada por nossa historiografia à figura de Tiradentes, enquanto o povo permanecia em escuras estrelinhas de trabalhos acadêmicos. Nossa autora, afirmando que os inconfidentes tinham "consciência de toda a estrutura do sistema colonial" que os oprimia, redireciona a participação popular na Conjuração Mineira.

Historiador
Maria Efigênia Lage

Maria Efigênia Lage de Resende é bacharel e licenciada em História e livre-docente em História do Brasil pela UFMG. É professora emérita da UFMG. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de História e Culturas Políticas, Ensino de História e Documentação. De forma particular, tem-se dedicado, ainda, a estudos e pesquisas sobre a história da UFMG. Em sua trajetória, foi Chefe do Departamento de História, Vice-diretora da Fafich, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História e Chefe de Gabinete da Universidade Federal de Minas Gerais. A professora comenta que, durante o reitorado de Cid Veloso, foi responsável pela administração dos documentos referentes ao período da ditadura militar, trabalho de muita confiança que Maria Efigênia assumiu com a incumbência de guardar, preservar e acessibilizar.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Inconfidência Mineira
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.