Autor: Pierre Milza
Título original: Mussolini
Páginas: 496
Editora: Nova Fronteira
Primeira publicação: 1999
Ano da edição: 2011
Idioma: Português
Benito Mussolini parte para a aventura da vida nascido numa longínqua aldeia de província na posição social desvantajosa de ser o filho rebelde de um ferreiro e da professora primária local.
Dá-se mal nas escolas, estuda praticamente sozinho, depois começa também como professor primário, mas chega a um alto nível de poder na política,um dos líderes do Partido Socialista Italiano e jornalista militante de esquerda. Após combater na Primeira Guerra Mundial, executa uma espetacular virada política, rompe com seus camaradas de muitos anos e, em meio à violenta luta ideológica daqueles tempos, funda o fascismo, doutrina diametralmente oposta àquela em que sua carreira decolara.
Já era primeiro-ministro e Duce havia dez anos, quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. Nos dez anos seguintes, aliam-se num Eixo, provocam a Segunda Guerra Mundial, perdem-na e morrem ambos dramaticamente na pira da derrota. Um se suicida acuado, o outro é massacrado e pendurado pelos pés num posto de gasolina.
Pierre Milza (1932-2018) foi um historiador francês. O seu trabalho centrou-se principalmente na história da Itália, na história da imigração italiana para a França e na história do fascismo, da qual foi um especialista reconhecido.
Esse livro ainda não foi resenhado.