Autor: Adam Zamoyski
Título original: Napoleon: The Man Behind the Myth
Páginas: 784
Editora: Crítica
Primeira publicação: 2018
Ano da edição: 2020
Idioma: Português
O maior imperador de todos os tempos?
Napoleão inspira visões apaixonadas e, muitas vezes, conflitantes. Seria ele um gênio divino, um monstro megalomaníaco, um guerreiro compulsivo ou apenas um pequeno ditador desagradável?
Embora exibisse tais características em diversos momentos de sua trajetória, ele não era nada disso. Como Adam Zamoyski nos apresenta nessa biografia, Napoleão era um homem bastante comum. É difícil chamar de gênio o general que comandou o pior (e autoinfligido) desastre da história militar e que destruiu sozinho o grande império que ele e outros lutaram para conquistar. Não é a toa que Napoleão tornou-se uma figura histórica ambígua.
Adam Zamoyski analisa seu personagem dentro do contexto da época. Na década de 1790, Napoleão entra em um mundo em guerra, com líderes em busca de poder pela supremacia de seus países e por interesses próprios. O francês não havia começado a guerra, mas ela viria a dominar a sua vida até a sua derradeira derrota, em 1815
Adam Zamoyski (1949-) é um historiador e autor britânico com vários livros publicados, incluindo sua história da Polônia, The Polish Way e 1812: A marcha fatal de Napoleão rumo a Moscou, seu relato da invasão de Napoleão à Rússia em 1812. Seus livros foram traduzidos para mais de uma dúzia de idiomas. Zamoyski deu palestras em toda a Europa, Estados Unidos e Austrália, além de se apresentar em programas de rádio e televisão. Vários debates dos quais ele participou estão acessíveis online.
Esse livro ainda não foi resenhado.