Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Escravidão, negros & índios Realidade, histórias e mitos

323 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Escravidão, negros & índios, de Eni Allgayer
Informações técnicas

Autor: Eni Allgayer
Páginas: 216
Editora: Rígel
Ano da edição: 2005
Idioma: Português

Sinopse

A autora Eni Allgayer escreve sobre realidade, histórias e mitos no livro Escravidão Negros e Índios. Neste oportuno, coerente e excepcional livro, que analisa com conhecimento e profundidade a injusta situação da raça negra no Brasil

O preconceito, a discriminação e a segregação racial, cultivados por alguns segmentos contra o afro-brasileiro, é uma realidade dolorosa, herança de mais de 350 anos de exploração a que o negro foi submetido em nosso país. A escravidão é um dos mais terríveis males da humanidade, só as vítimas dessa selvageria conhecem a imensidão do horror por que passaram.

A presente obra, vem trazer parte expressiva de reconstituição da história do negro no Brasil, do contemporâneo até aos dias atuais, contribuindo , de forma incisiva, para o pleno conhecimento da história, mesmo que fragmentada, trazendo uma ótica do ponto de vista do imaginário brasileiro onde a riqueza da nação é totalmente construída pelos braços de homens e mulheres negros e negras com um profundo sentimento humano mas, sem permitir que o ódio viesse fazer parte da vivência desta tão sofrida comunidade, pelo que a autora expõe com maestria as barbárie praticadas contra os negros e índios na construção do país.

Esse livro vem contribuir e engrandecer, junto os demais autores negros, perpassando pela profundidade da pesquisa feita no contexto regional, social e mitológico da literatura brasileira. Creio que será de grande valia para as escolas públicas e privadas a divulgação, como material didático, atendendo a Lei 10639, de 9 de janeiro de 2003, descrita na página 213 desta obra, que visa à inclusão da história do negro no Brasil.

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Ministério do Planejamento calcula que 59,66% dos negros gaúchos são pobres, ganhando em média o valor do salário mínimo, só perdendo em pobreza para os indígenas. O mesmo se pode dizer dos índios, que até hoje ainda lutam pela posse legal de suas terras, por educação, por saúde, enfim, pela cidadania.

Entusiasta
Eni Allgayer

Eni Allgayer nasceu em Tupanciretã, mas, mora em Sapucaia do Sul, cidade que lhe concedeu os títulos de “Cidadã Honorária” e “Cidadã Sapucaiense” entre outras homenagens, Presidente da Cruz Vermelha Brasileira do Município por duas oportunidades, sócia fundadora e também presidente da AMU – Associação Amigos do Museu Histórico de Sapucaia do Sul, Sócia, fundadora e primeira presidente da ASES- Academia Sapucaiense de escritores, além de sócia da AGES – Associação Gaúcha de Escritores. Autora de nove livros: Três ensaios históricos (Sapucaia do Sul, enfim uma cidade, 1982, História de Sapucaia do Sul, 1992, Escravidão Negros e Índios – Realidade, histórias e mitos, 2005), cinco livros infantojuvenis e um livro de contos.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Escravidão no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.