Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

O Senado na História do Brasil 6

201 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Senado na História do Brasil 6, de Ricardo Westin
Informações técnicas

Autor: Ricardo Westin
Coleção: O Senado na História do Brasil - Arquivo S
Páginas: 150
Editora: Senado Federal
Ano da edição: 2021
Idioma: Português

Sinopse

Converteram-se em seis volumes as publicações mensais de seção do Jornal do Senado lastreadas em documentos do seu arquivo.

Um dos propósitos fundamentais do Arquivo S é dar ciência ao cidadão em geral do rico acervo do Senado, com realce para a sua atuação em momentos de relevo da história nacional. Por exemplo, em seu acervo está o documento original da Lei Áurea, assinada em 1888 pela Princesa Isabel.

Apresenta-se, ainda, uma visão panorâmica do Senado, desde o seu nascedouro no Primeiro Reinado até a Redemocratização, com descrição básica das identidades e diferenças das atribuições senatoriais ao longo de sua história. Não se limita a abranger fatos estritamente políticos: aborda eventos públicos de caráter geral em que senadores marcaram presença.

Trata-se de edição fartamente ilustrada com imagens do arquivo do Senado, como os registros das assinaturas do Imperador Pedro II nos discursos das Falas do Trono ao Senado e fotos do antigo Palácio Monroe, que foi sede do Senado entre 1925, no governo de Artur Bernardes, até a sua transferência para a nova capital em 1960.

Jornalista
Ricardo Westin

Ricardo Westin é repórter do Portal Senado Notícias, onde escreve a seção Arquivo S. Publicado na primeira segunda-feira de cada mês, o Arquivo S recorre a documentos do acervo do Arquivo do Senado, incluindo discursos, debates e projetos de lei de senadores de diversas épocas, para narrar episódios importantes da história do Brasil.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Império
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.