246 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Milton Santos, Maria Laura Silveira
Páginas: 473
Editora: Record
Primeira publicação: 2001
Ano da edição: 2001
Idioma: Português
Os geógrafos Milton Santos e María Laura Silveira pensam a idéia de nação brasileira sob um novo prisma. Para eles, o meio influencia o indivíduo, lançando por terra a teoria de que um território não tem significado até uma população povoá-lo. Um livro importante para a compreensão de um país tão sincrético quanto o Brasil.
Milton Almeida dos Santos (1926- 2001) foi um geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário brasileiro. Considerado um dos mais renomados intelectuais do Brasil no século XX, foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Embora graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo e por seus trabalhos sobre a globalização nos anos 1990. Sua obra caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.
María Laura Silveira é doutora em geografia humana pela USP. Pesquisadora principal do Conicet no Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires (UBA) e professora no mestrado em políticas ambientais e territoriais e no doutorado em geografia na UBA.
Esse livro ainda não foi resenhado.