Autor: Fidélis Dalcin Barbosa
Páginas: 52
Editora: Est
Ano da edição: 1984
Idioma: Português
O ano de 1974 assinalou o centenário da morte de Jacobina Meurer e do fim da seita de seus adeptos. Durante um século várias obras foram publicadas, em alemão e português, sobre o célebre episódio do Ferrabraz.
Ainda hoje Sapiranga recebe a visita de jornalistas, historiadores, pesquisadores, cineastas, todos interessados na divulgação de um acontecimento que preocupou o Governo da Província e do próprio Império.
"Os Fanáticos de Jacobina", que teve por fonte trabalhos dos historiadores Ambrósio Schupp, Leopoldo Petry, Klaus Becker e outros, é uma modesta publicação, de cunho eminentemente popular, uma narrativa singela e sucinta, que se lê numa sentada, como se fosse um belo romance.
Fidêncio Giocondo Dalcin (1915-1997), mais conhecido pelo nome religioso Fidélis Dalcin Barbosa, foi um professor, escritor e jornalista do Rio Grande do Sul, autor de 56 livros, muitos deles sobre a História do Rio Grande do Sul. Foi correspondente e colaborador dos jornais Correio do Povo e Correio Riograndense.
Esse livro ainda não foi resenhado.