Autor: Anne Millard
Título original: The Egyptians
Coleção: Povos do Passado
Páginas: 61
Editora: Melhoramentos
Primeira publicação: 1975
Ano da edição: 1988
Idioma: Português
Esta obra apresenta ao leitor a maneira de viver do povo que criou a grande civilização do Egito Antigo – que durou mais de 3000 anos – desde a fixação dos primeiros habitantes no Vale do Nilo e a idéia que os Egípcios faziam do mundo que os rodeava.
MILLARD, Anne. Os Egípcios. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
Essa obra faz parte de uma coleção de livros de História voltados para o público infantil, e como todas as obras dedicadas a esse público, é repleta de ilustrações. Os ilustradores responsáveis foram Peter Connoly, Ron Hayward Association, Angus McBride/Faulkner, Marks, Peter North, Tony Payne e Peter Thornley.
Essa é uma obra muito bonita e com um conteúdo muito interessante. Acho que pode até ser útil para adultos que estejam começando a estudar história, e queiram ter um primeiro vislumbre da civilização do Egito Antigo.
A autora tomou o cuidado de comentar todas as ilustrações, algo que é bastante educativo e eleva o valor da obra.
Na primeira parte o livro se foca em aspectos da vida cotidiana, mostrando como era o trabalho, as casas, o vestuário, a religião, os jogos e divertimentos. A partir da metade do livro, o foco é direcionado para questões básicas relativas ao poder, ao comércio e as práticas funerárias das elites.
É um livro que cumpre o seu papel: fornecer uma boa referência visual. Ele faz isso, não só através de desenhos, mas também através de algumas fotos muito bem selecionadas. As ilustrações são belíssimas, e há um grande ponto positivo: a obra foge um pouco do clichê de retratar apenas a vida e a morte dos grandes faraós, mostrando também o lado do povo.
Resenha escrita em 08/11/2018.
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.