Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Os gregos acreditavam em seus mitos?

Livros > Grécia Antiga  |  786 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Os gregos acreditavam em seus mitos?, de Paul Veyne
Autor: Paul Veyne
Título original: Les Grecs ont-ils cru à leurs mythes?
Páginas: 205
Editora: Unesp
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Ao decidir estudar, a partir da crença dos gregos em seus mitos, a pluralidade das modalidades de crença, a crença no que os outros dizem, a crença por experiência própria, Paul Veyne concluiu que, em vez de falar de crenças, deveria falar de verdades, elas próprias imaginações. Nós não fazemos uma ideia errada das coisas: a verdade das coisas é que, através dos séculos, foi constituída de maneira peculiar, escreve.

Longe de ser a mais simples experiência realista, a verdade, diz o autor, é a experiência mais histórica de todas. Ele explica que as verdades relacionam-se a contextos culturais, e podem ser questionadas em outras esferas de cultura, diferentes. O olhar contemporâneo sobre o passado ilustra essa visão, pois costuma classificar a quase totalidade das produções anteriores como delírio e considerar como verdade, e muito provisoriamente,somente o que constitui o último estado da ciência.

Veyne explica que seu interesse sobre verdades, justamente a partir da crença, não tem intenção de afirmar que a imaginação anuncia as futuras verdades e deveria estar no poder. E, sim, que as verdades já são imaginações e a imaginação está no poder desde sempre; ela, e não a realidade, a razão ou o longo trabalho do negativo.


Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Paul Veyne

Nascido em 1930 em Aix-en-Provence, Veyne é um historiador e arqueólogo francês especialista em Roma Antiga. Professor honorário do Collège de France, escreveu O pão e o circo (1976) e Elegia erótica romana (1983), entre outras obras.

Historiador(a)

Mais livros sobre Mitologia e religião grega

Fustel de Coulanges

A Cidade Antiga

Pierre Grimal

Dicionário da Mitologia Grega e Romana

Paul Cartledge (organizador)

História Ilustrada da Grécia Antiga

Pierre Grimal

Mitologia Grega

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL