Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

Luís XVI

852 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Luís XVI, de Bernard Vincent
Informações técnicas

Autor: Bernard Vincent
Título original: Louis XVI
Coleção: Biografias
Páginas: 256
Editora: L&PM
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

Aos dezesseis anos ele se casou com Maria Antonieta. Aos vinte foi coroado rei da França. Tinha vinte e um quando começou a guerra da Independência nos Estados Unidos; trinta e cinco quando eclodiu a Revolução Francesa e apenas trinta e nove no ano de sua decapitação. Louis XVI (1754-1793) certamente não nasceu para o papel de monarca que o destino lhe impôs. Seu reinado passou para a história como uma sucessão de erros. Este “rei à força” – parafraseando Molière – se revelou nas enérgicas decisões tomadas para ajudar a América a se tornar independente ao mesmo tempo que tentava abrir a monarquia francesa a idéias novas. Infelizmente para Luís XVI, como disse Tocqueville, a história não perdoa os regimes fortes que aceitam se entregar.

Historiador
Bernard Vincent

Bernard Vincent é professor emérito de História e Civilização Americana na Universidade de Orléans e ensina na Universidade Ca’ Foscari de Veneza. Antigo presidente da Associação Francesa de Estudos Americanos, ele dedicou numerosas obras à história do século 18, especialmente à dos Estados Unidos.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Revolução Francesa
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.