Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

História da Arte da Universidade de Cambridge: Grécia e Roma

Livros > Grécia Antiga  |  1,2 mil visualizações

Salvar nos favoritos
Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

WOODFORD,  Susan. História da Arte da Universidade de Cambridge: Grécia e Roma. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

Grécia e Roma é um livro que faz parte de uma coleção sobre a História da arte lançada pela Universidade de Cambridge. Esses livros foram escritos por especialistas na área e lançados na década de 1980, e as traduções foram publicados no Brasil alguns anos depois. A coleção também apresenta obras sobre a Idade Média, o Renascimento e a arte no período moderno e contemporâneo.

Essa é a primeira obra que leio da coleção, e devo dizer que fiquei realmente satisfeito com a forma como os temas foram apresentados. A autora apresenta a arte e arquitetura da Grécia Antiga nos períodos Arcaico, Clássico e Helenístico e depois fala sobre a arte e arquitetura na Roma Antiga.

O livro conta com muitas fotos e ilustrações e se propõe a apresentar o desenvolvimento da arte através desse períodos. A autora também fala muito sobre as aplicações dos objetos e construções e o que motivava a sua criação. Esse enfoque prático me agradou muito, porque não é algo comum em trabalhos que falam sobre as artes.

Um exemplo disso é um texto presente no livro, intitulado "Como era usada a cerâmica grega". Isso é algo normalmente ignorado por muitos autores. Muito se fala sobre os vasos gregos e a suas pinturas, mas pouco se diz sobre suas aplicações.

Achei esse texto tão interessante que decidi postá-lo na íntegra aqui no site. Ele será publicado nos próximos dias.

A autora também faz muitos comentários interessantes sobre a arquitetura grega. E dedica um bom tempo em cima dos frontões, métopas e frisos dos templos. Sempre trazendo muitas imagens para ilustrar suas observações.

Além disso, a autora também fala sobre muito outros temas. Os principais aspectos da arte trabalhados são: as estátuas, as pinturas, os relevos e a escultura. E na arquitetura os temas discutidos são as casas, os templos e os teatros e anfiteatros.

Susan Woodford destaca muito bem o papel que a arte e a cultura grega tiveram sobre os romanos, especialmente após a conquista da Grécia em 146 a.C. A Roma Antiga valorizava muito a cultura grega, e se utilizou de muitas de suas técnicas para criar suas próprias inovações como, por exemplo, os grandes avanços romanos na arquitetura, que se apoiaram em muitas ideias gregas.

Embora esse livro fale muito de obras de arte e dos seus detalhes, eu raramente senti necessidade de fazer um pesquisa na web para encontrar mais informações. Isso porque a obra conta com muitas ilustrações, que são apresentadas da forma ideal para facilitar o entendimento do tema.

É difícil encontrar bons livros de História da arte voltados para o público leigo, mas essa com certeza é uma obra que faz um excelente trabalho em apresentar a arte greco-romana.

Gostei da coleção e no futuro pretendo ler os demais livros da série.

Resenha publicada em 12/08/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Susan Woodford

Sue Woodford-Hollick nasceu em 1945 e foi educada na Universidade de Sussex.

Jornalista

Mais livros sobre Arquitetura grega

Don Nardo

The Parthenon of Ancient Greece

Fiona MacDonald

Fique por Dentro da História: Um Templo Grego

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL