Autor: Arthur Conte
Título original: Yalta ou le partage du monde
Páginas: 310
Editora: Biblioteca do Exército Editora
Ano da edição: 1986
Idioma: Português
A redução da importância da Europa nos desígnios do mundo e a bipolarização entre os Estados Unidos e a Rússia soviética datam da conferência de Yalta, no Mar Negro, em 4 de fevereiro de 1945. Nesta data as duas superpotências hegemônicas estabeleceram sua dominação no planeta.
Naquele dia, os exércitos de Hitler ainda lutavam na Polônia e nas Ardenas belgas. A guerra seguia sangrenta e furiosa no Pacífico. Mas os Aliados vão vencendo em todas as frentes. De Gaulle governa a Paris libertada e, no entanto, a Europa e a Ásia não contam mais.
De Gaulle foi expulso de Yalta, Churchill está lutando contra Stálin. Em Yalta, Stalin e Roosevelt, e só eles, retalharam a Alemanha, dividiram os Bálcãs, fixaram o papel da França, criaram a ONU e tentaram resolver o destino do Japão após a vitória. Depois de ter descrito com maestria a situação, em fevereiro de 1945, nas diferentes frentes e nas capitais, Arthur Conte remonta o desdobramento desta negociação, onde os gigantes da história entraram em confronto. Conhecido por suas atividades políticas, diplomáticas e por sua ação à frente da O.R.T.F., Arthur Conte é revelado aqui como um de nossos melhores historiadores.
Arthur Conte (1920-2013) foi um político e diplomata francês. Foi ministro e presidente da Assembléia da União da Europa Ocidental, e mais tarde, delegado da França na Assembléia consultiva do Conselho Europeu da ONU e na Assembléia dos Parlamentos na NATO. Foi deputado dos Pirineus Orientais, brevemente Secretário de Estado da Indústria e Comércio em 1957 e Presidente da ORTF entre 1972 e 1973.
Esse livro ainda não foi resenhado.