A Primeira Guerra Mundial

Livros > Contemporânea  |  29 visualizações

Capa do livro A Primeira Guerra Mundial, de Margaret MacMillan
Autor: Margaret MacMillan
Título original: The War That Ended Peace
Páginas: 724
Editora: Globo Livros
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

A autora se debruça sobre o período entre o início do século 19 até o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono austro-húngaro, para investigar as transformações políticas e tecnológicas, as decisões de estado e os deslizes da natureza humana que resultaram na guerra.

O texto resgata líderes políticos, diplomatas, militares, banqueiros e, sobretudo, cabeças coroadas que à época ainda mantinham laços familiares de longa data. E conta como todos do impulsivo kaiser Wilhelm II ao imperador da Áustria-Hungria Franz Joseph, do czar Nicolau II ao rei inglês Edward VII não conseguiram interromper a escalada de hostilidades. O amplo retrato produzido pela autora não deixa de citar, também, personalidades que fizeram alertas em favor da paz. Entre elas, o cientista Alfred Nobel, a escritora e ativista Bertha von Suttner (a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz) e uma estrela em ascensão na política britânica: Winston Churchill.

Narrado com desenvoltura, o livro mantém o leitor agarrado ao desenrolar da história, ligando os fios entre os acontecimentos e revelando como decisões de alguns poucos poderosos podem determinar o destino de um povo e de vários países. Íntima dos bastidores do poder, Madeleine Albright, ex-secretária de Estado do governo Clinton, foi enfática ao opinar sobre o trabalho de MacMillan: "Este é um dos melhores livros que já li sobre as causas da Primeira Guerra Mundial".


Imagens (23)

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pela equipe do site.

Margaret MacMillan

Margaret Olwen MacMillan é uma historiadora canadense nascida em 1943, e atualmente professora da Universidade de Oxford. Ela é conhecida por fazer comentários em programas jornalísticos como expert em história e relações internacionais. Seu tema de pesquisa principal é o Império Britânico no final do século 19 e início do 20, e as relações internacionais no século 20.

Historiador(a)

Mais livros sobre Primeira Guerra Mundial

Miranda Carter

Os Três Imperadores

Max Hastings

Catástrofe

Michael Howard

Primeira Guerra Mundial

David Mason

O Jovem Churchill

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.