Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

O Tratado de Versalhes

622 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro O Tratado de Versalhes, de Jean-Jacques Becker
Informações técnicas

Autor: Jean-Jacques Becker
Título original: Le Traité de Versailles
Páginas: 224
Editora: Editora da Unesp
Primeira publicação: 2002
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse

Em um livro que revisita um crucial momento da história recente do mundo, Jean-Jacques Becker analisa as repercussões e o contexto do Tratado de Versalhes, assinado em 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial, cujas circunstâncias são até hoje debatidas e criticadas. O autor procura questionar se, naquele instante, havia alternativas que poderiam ter sido seguidas pelos líderes que assinaram o acordo. Ainda assim, se valendo do rigor do seu conhecimento historiográfico, Jean-Jacques Becker mostra que o revanchismo alemão e a ascensão do nazismo eram consequências inevitáveis da derrota da guerra, e não necessariamente um desdobramento das imposições e sanções contidas no tratado. Com esta obra, o autor procura, portanto, evidenciar as fragilidades e limitações da diplomacia da época, refletindo sobre a importância histórica deste evento da política internacional.

Historiador
Jean-Jacques Becker

Jean-Jacques Becker (1928-) é um historiador francês. Ele é um especialista em história contemporânea. Ele é irmão da historiadora Annie Kriegel e pai da especialista da Primeira Guerra Mundial Annette Becker. Ele dedicou seu trabalho a duas grandes áreas históricas, a Primeira Guerra Mundial e a história política da França no século 20, particularmente o movimento trabalhista e o comunismo.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Primeira Guerra Mundial
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.