Autor: Margaret MacMillan
Título original: The War That Ended Peace
Páginas: 724
Editora: Globo Livros
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
A autora se debruça sobre o período entre o início do século 19 até o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono austro-húngaro, para investigar as transformações políticas e tecnológicas, as decisões de estado e os deslizes da natureza humana que resultaram na guerra.
O texto resgata líderes políticos, diplomatas, militares, banqueiros e, sobretudo, cabeças coroadas que à época ainda mantinham laços familiares de longa data. E conta como todos do impulsivo kaiser Wilhelm II ao imperador da Áustria-Hungria Franz Joseph, do czar Nicolau II ao rei inglês Edward VII não conseguiram interromper a escalada de hostilidades. O amplo retrato produzido pela autora não deixa de citar, também, personalidades que fizeram alertas em favor da paz. Entre elas, o cientista Alfred Nobel, a escritora e ativista Bertha von Suttner (a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz) e uma estrela em ascensão na política britânica: Winston Churchill.
Narrado com desenvoltura, o livro mantém o leitor agarrado ao desenrolar da história, ligando os fios entre os acontecimentos e revelando como decisões de alguns poucos poderosos podem determinar o destino de um povo e de vários países. Íntima dos bastidores do poder, Madeleine Albright, ex-secretária de Estado do governo Clinton, foi enfática ao opinar sobre o trabalho de MacMillan: "Este é um dos melhores livros que já li sobre as causas da Primeira Guerra Mundial".
Margaret Olwen MacMillan é uma historiadora canadense nascida em 1943, e atualmente professora da Universidade de Oxford. Ela é conhecida por fazer comentários em programas jornalísticos como expert em história e relações internacionais. Seu tema de pesquisa principal é o Império Britânico no final do século 19 e início do 20, e as relações internacionais no século 20.
Esse livro ainda não foi resenhado.