Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

Casa Grande & Senzala

Introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil - parte 1

Livros > Brasil Colônia  |  375 visualizações

Capa do livro Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre
Autor: Gilberto Freyre
Páginas: 569
Editora: Record
Ano da edição: 2001
Idioma: Português

Sinopse:

"Essa nova edição de Casa-grande & Senzala, de Gilberto Freyre, permite que o leitor retome contato com um texto que, desde 1933, quando foi originalmente publicado, vem sendo considerado um clássico do pensamento social brasileiro. Objeto de um reconhecimento praticamente imediato, o livro foi saudado à época, entre outras razões, porque oferecia uma interpretação totalmente inovadora do nosso passado colonial: descartando uma explicação baseada na noção de hierarquia racial e sustituindo-a pelo privilégio da idéia de cultura, ele ganhou condições de redefinir a própria identidade da sociedade brasileira, valorizando em pé de igualdade as contribuições indígenas, africanas e européias à sua formação e, por esse mesmo caminho, dotando-a de uma dignidade até então insuspeitada.

Escrito de maneira extremamente coloquial, fiel ao elogio modernista da linguagem oral, Casa-grande & Senzala também se destacava por lidar com assuntos, como a paixão sexual, a alimentação e as relações domésticas, que não frequentavam de maneira mais habitual as ciências sociais daquele período. (...)"


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Gilberto Freyre

Gilberto Freyre (1900-1987) foi um sociólogo, antropólogo, escritor e pintor brasileiro, considerado um dos mais importantes sociólogos do século 20. Foi o intelectual mais premiado da história do país, laureado com o Prêmio Aspen, honraria que consagra "indivíduos notáveis por contribuições excepcionalmente valiosas para a cultura humana”.

Veja outros livros desse autor (+ 3)

Mais livros sobre Brasil Colônia

Fernando A. Novais

Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial

Julio Cezar Melatti

Índios do Brasil

Evaldo Cabral de Mello

O Nome e o Sangue

José Antônio Gonsalves de Mello

A economia açucareira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar