1 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Gilberto Freyre
Páginas: 569
Editora: Record
Ano da edição: 2001
Idioma: Português
"Essa nova edição de Casa-grande & Senzala, de Gilberto Freyre, permite que o leitor retome contato com um texto que, desde 1933, quando foi originalmente publicado, vem sendo considerado um clássico do pensamento social brasileiro. Objeto de um reconhecimento praticamente imediato, o livro foi saudado à época, entre outras razões, porque oferecia uma interpretação totalmente inovadora do nosso passado colonial: descartando uma explicação baseada na noção de hierarquia racial e sustituindo-a pelo privilégio da idéia de cultura, ele ganhou condições de redefinir a própria identidade da sociedade brasileira, valorizando em pé de igualdade as contribuições indígenas, africanas e européias à sua formação e, por esse mesmo caminho, dotando-a de uma dignidade até então insuspeitada.
Escrito de maneira extremamente coloquial, fiel ao elogio modernista da linguagem oral, Casa-grande & Senzala também se destacava por lidar com assuntos, como a paixão sexual, a alimentação e as relações domésticas, que não frequentavam de maneira mais habitual as ciências sociais daquele período. (...)"
Gilberto Freyre (1900-1987) foi um sociólogo, antropólogo, escritor e pintor brasileiro, considerado um dos mais importantes sociólogos do século 20. Foi o intelectual mais premiado da história do país, laureado com o Prêmio Aspen, honraria que consagra "indivíduos notáveis por contribuições excepcionalmente valiosas para a cultura humana”.
Esse livro ainda não foi resenhado.