Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

A Civilização do Açúcar Séculos 16 a 18

956 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A Civilização do Açúcar, de Vera Lúcia Amaral Ferlini
Informações técnicas

Autor: Vera Lúcia Amaral Ferlini
Coleção: Tudo é História
Páginas: 100
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1994
Idioma: Português

Sinopse

O Brasil nasceu no Nordeste açucareiro, de uma sociedade de senhores e escravos, massapé e açúcar. Os traços ainda permanecem: o latifúndio marginalizando o homem do campo; a exportação asfixiando o mercado interno; séculos de escravismo impondo preconceitos éticos e étnicos ao trabalho. Sob a máscara do paternalismo das relações senhores-escravos, fermentava uma sociedade violenta, cujos conflitos mascaram com sangue a apenas aparentemente plácida história do Brasil.

Historiador
Vera Lúcia Amaral Ferlini

Vera Lucia Amaral Ferlini, doutora em História Econômica e Titular em História Ibérica, é Diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP e Presidente da Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP/Instituto Camões. Professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de História Ibérica e História do Brasil Colônia, estudando açúcar, escravismo, imigração, estrutura agrária e núcleos coloniais. É autora, entre outros títulos, A Civilização do Açúcar e Colonização, Terra e Trabalho e Poder Modos de Governar (org.) e História Econômica: Agricultura, Indústria e Populações ( org.).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Ciclo do Açúcar
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.