Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    História da África

História Geral da África 8 - África desde 1935

683 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro História Geral da África 8 - África desde 1935, de Ali A. Mazrui (editor)
Informações técnicas

Autor: Ali A. Mazrui (editor)
Título original: General History of Africa VIII: Africa Since 1935
Coleção: História Geral da África
Páginas: 1272
Editora: Unesco
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

Este livro - o último da série História Geral da África - analisa o período a partir de 1935. São examinadas as dimensões política, econômica e cultural do continente, mediante a progressiva libertação do jugo colonial. Para a África, 1935 marca o início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Etiópia por Mussolini. O conflito internacional domina a primeira seção deste volume, com a descrição das crises no Chifre da África, na África do Norte e em outras regiões sob o domínio das potências europeias. A segunda e terceira seções do texto ocupam-se das seguidas lutas políticas na África, de 1945 às independências, do subdesenvolvimento e da luta pela autonomia econômica, examinando a construção da nação e a transformação progressiva das estruturas e dos valores políticos. As seções quatro e cinco discorrem sobre mudanças políticas e socioculturais desde 1935. As duas últimas seções abordam o desenvolvimento do pan-africanismo e o papel da África independente nos assuntos mundiais a relação com países capitalistas, socialistas e em desenvolvimento, com a ONU, e as perspectivas rumo ao novo milênio.

Historiador
Ali A. Mazrui

Ali Al'amin Mazrui (1933-2014), foi um acadêmico, professor e escritor político nascido no Quênia, sobre estudos africanos e islâmicos e relações norte-sul. Ele nasceu em Mombasa, no Quênia. Especialista em ciência política e história contemporânea, autor de numerosas obras e publicações sobre a história e a cultura contemporâneas da África; outrora professor da Universidade de Jos (Nigéria) e da Universidade de Michigan, foi diretor do Institute of Global Studies, State University of New York, em Binghamton.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre História da África
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.