Autor: Ciro Flamarion Cardoso
Coleção: Coleção Tempos
Páginas: 224
Editora: Editora UnB
Primeira publicação: 1994
Ano da edição: 1998
Idioma: Português
O tempo histórico e seus desdobramentos nos diversos campos do saber são o tema desta obra. Destinado a público amplo, o livro é composto de sete ensaios de interesse geral. Os textos, alguns inéditos, são o resultado das reflexões do professor de história antiga Ciro Flamarion Cardoso, feitas a partir de suas leituras, da dinâmica necessária em sala de aula e da participação em reuniões científicas.
Entre os artigos, destaca-se uma tradução de O Conto de Sanehet, texto egípcio datado do segundo milênio a.C., que que só em meados deste século (20) teve sua versão concluída. Escrito em médio egípcio, o conto é um verdadeiro catálogo das formas gramaticais usadas então e um dos únicos do gênero.
O livro conta ainda como era estruturada a vida das populações que habitavam o Oriente Próximo, a Índia, a Grécia e a Mesopotâmia, entre outras regiões, desenhando um panorama nítido e diversificado dessa civilizações antigas.
Ciro Flamarion Santana Cardoso (1942-2013) nasceu em Goiânia e cursou História na Universidade Federal do Rio de Janeiro, formando-se em 1965. Depois de lecionar dois anos na mesma universidade e na Universidade Católica de Petrópolis, empreendeu estudo de pós-graduação em História, concluindo em 1971 o Doutorado na Universidade de Paris X (Nanterre). Foi, em seguida, pesquisador do Programa Centro-Americano de Ciências Sociais, na Costa Risca (1971-1975) e no México (1976-1979). Algumas de suas obras incluem a série Domínios da História, A Cidade-Estado Antiga, Trabalho compulsório na antiguidade, Uma introdução à história, entre outras.
Esse livro ainda não foi resenhado.