1,2 mil visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Jacques Le Goff
Título original: Marchands et Banquiers au Moyen Age
Páginas: 134
Editora: Martins Fontes
Primeira publicação: 1986
Ano da edição: 1991
Idioma: Português
Neste livro são os negociatores, os mercatores, que vamos mostrar. Homens de negócios, como se diz, e a expressão é excelente porque exprime a extensão e a complexidade de seus interesses: comércio propriamente dito, operações financeiras de todos os tipos, especulação, investimentos imobiliários e prediais. Contentamo-nos aqui em evocar, para nomeá-los, os dois pólos de sua atividade: o comércio e o banco.
Por outro lado, optamos por uma exposição sistemática na qual - sempre procurando os vínculos entre as diferentes atitudes de um mesmo homem - se considerou o mercador-banqueiro primeiro em seu gabinete ou no mercado - isto é, em sua atividade profissional -, depois em face do nobre, do operário, da cidade, do estado - isto é, em seu papel social e político - em seguida, diante da Igreja e de sua consciência - ou seja, em sua atitude religiosa e moral - e, por fim, perante o endsino, a arte, a civilização - vale dizer, em seu papel cultural.
Jacques Le Goff (1924-2014) foi um historiador francês especialista em Idade Média. Autor de dezenas de livros e trabalhos, era membro da terceira geração da Escola dos Annales e dedicou ao estudo da antropologia histórica do ocidente medieval.
Esse livro ainda não foi resenhado.