Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

A mulher na Idade Média A mulher e a família. Realidades sociais e atividades profissionais. Exclusão, preconceito e marginalidade.

1 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A mulher na Idade Média, de José Rivair Macedo
Informações técnicas

Autor: José Rivair Macedo
Coleção: Repensando a História
Páginas: 112
Editora: Contexto
Primeira publicação: 1990
Ano da edição: 2002
Idioma: Português

Sinopse

Como seria a mulher medieval? A partir da imagem tão freqüentemente (mal) projetada do período, ela aparece como calada e passiva: ora recolhida em conventos, ora em silenciosa torcida pelos heróis em combate, ora, ainda, simples objeto de uso ou troca. O fato é que nem ela era tão passiva, nem os homens tão ativos: a Idade Média não foi um período tão "masculino" e antifeminino como a produção teológica faz crer. Utilizando rico material de consulta, o medievalista José Rivair Macedo nos revela novas faces de uma época fascinante. Pensar na relação homem-mulher na Idade Média pode, além de tudo, ser um salutar exercício para nosso próprio viver contemporâneo.

Historiador
José Rivair Macedo

José Rivair Macedo é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História da África no Departamento de História e do programa de pós-graduação em História da UFRGS e pesquisador do CNPq. É autor de A mulher na Idade Média e História da África e coautor dos livros História na sala de aula, Faces do fanatismo, História das guerras, História da paz, História das Guerras e O Brasil no Contexto 1987-2017.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Mulheres na Idade Média
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.