Fechar

Tags de Teoria da História

Escola dos Annales (1)

Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Apologia da História

ou O Ofício de Historiador

Livros > Teoria da História  |  119 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Apologia da História, de Marc Bloch
Autor: Marc Bloch
Título original: Apologie pour l'histoire ou métier d'historien
Páginas: 2002
Editora: Zahar
Primeira publicação: 1949
Ano da edição: 160
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Fuzilado pelos nazistas em 16 de junho de 1944 próximo a Lyon, Marc Bloch deixava inacabado um livro de metodologia, Apologia da história ou O ofício de historiador - publicado pela primeira vez em 1949 por Lucien Febvre. Esta nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, coloca nas mãos do leitor o texto em sua integralidade e sem modificação alguma. Inclui também o Prefácio de Jacques Le Goff à edição francesa e uma Apresentação à edição brasileira, feita pela professora Lilia Moritz Schwarcz.

Como ponto de partida, Marc Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história. Essa confidência familiar já revela de saída o cerne de uma de suas convicções: a obrigação de o historiador difundir e esclarecer. Ele deve, nas palavras do autor, "saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes". Nem que fosse por essa única afirmação, Apologia da história permanece hoje em dia - quando o jargão hermético invadiu tantos livros de história - de uma atualidade espantosa.

Dividido em cinco capítulos, o livro começa por situar a história no tempo e por fazer uma censura severa à busca desesperada pela orgiem dos fatos. Prossegue com um estudo da observação histórica através dos testemunhos e de sua transmissão. Passa então à crítica histórica, alertando contra erros e mentiras que por vezes se tornam verdades para os homens. No capítulo dedicado à análise histórica, discute, por meio de um paralelo entre o juiz e o historiador, se a história deve julgar ou compreender; No último capítulo, apenas esboçado, Marc Bloch investiga as causas dos fatos históricos, com um ataque contundente ao positivismo.

Apologia da história é também o produto de um momento: o da França vencida, prostrada pela derrota, pela Ocupação e pela infâmia de Vichy. Porém é justamente nesse momento que o historiador capta os primeiros frêmitos de uma esperança - tanto de um libertação da história como de um progresso da ciência histórica -, cuja testemunha maior é o presente livro. Como Jacques Le Goff percebeu com a clareza costumeira, "este livro inacabado é um ato completo de história".


Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Marc Bloch

Marc Léopold Benjamim Bloch (1886-1944) foi um historiador francês e um dos fundadores da Escola dos Annales. Estudou na Fundação Thiers entre 1909-1912, onde escreveu sua tese de doutorado sobre o fim da servidão dos camponeses na França. Ajudou a fundar a Revista dos Annales em 1929 e em 1936 sucedeu a Henri Hauser na cadeira de História Económica da Sorbonne. Durante a Segunda Guerra, Bloch militou na resistência francesa, fez parte do comitê diretor do órgão Franc-tireur (Franco-atirador). Detido e torturado pela Gestapo, foi fuzilado em 16 de junho de 1944.
Suas principais obras são A Apologia da História, A Sociedade Feudal e Os reis taumaturgos.

Veja outros livros desse autor (1)
Historiador(a)

Mais livros sobre Teoria da História

Vavy Pacheco Borges

O que é História?

Ciro Flamarion Cardoso

Uma Introdução à História

Eric Hobsbawm

Sobre História

Jean-François Sirinelli

Abrir a História: Novos olhares sobre o século XX francês

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL