Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Baixa Idade Média

Um Espelho Distante - O terrível Século XIV

907 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Um Espelho Distante - O terrível Século XIV, de Barbara Tuchman
Informações técnicas

Autor: Barbara Tuchman
Título original: A Distant Mirror - The Calamitous 14th century
Páginas: 619
Editora: José Olympio
Primeira publicação: 1978
Ano da edição: 1995
Idioma: Português

Sinopse

Um Espelho Distante. Um título bem estranho para uma obra de História. E com um subtítulo que não o elucida muito, embora seja esclarecedor quanto ao conteúdo: o calamitoso século XIV. As sisudas mentes científicas dos medievalistas de profissão se empertigarão, mas a sua curiosidade, tanto quanto a do leitor leigo, já estará suscitada. Se quisermos saber o porquê do título necessário será ler a introdução e mesmo assim a explicação será algo menos do que explícita:

"A gênese deste livro foi o desejo de investigar quais os efeitos sobre a sociedade do mais letal desastre que a História registra: ou seja, a Peste Negra de 1348-50, que matou cerca de um terço da população vivendo entre a índia e a Islândia. Dadas as possibilidades de nosso próprio tempo, a razão de meu interesse é óbvia".

No original inglês a frase, que procuramos verter fielmente, soa tão desajeitada quanto em português e se constitui na única alusão, bastante discreta, pudica mesmo, ao perigo atômico .

Jornalista
Barbara Tuchman

Barbara Wertheim Tuchman (1912-1989) foi uma escritora e historiadora autodidata estadunidense. Ficou conhecida pelo livro Canhões de Agosto, uma história do prelúdio do primeiro mês da Primeira Guerra Mundial que lhe garantiu o Prémio Pulitzer de Não Ficção Geral.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Baixa Idade Média
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.