931 visualizações | 0 comentário(s)
Autor: Francisco C. Teixeira da Silva
Coleção: Primeiros Vôos
Páginas: 87
Editora: Brasiliense
Ano da edição: 1984
Idioma: Português
A expressão "feudalismo" é freqüentemente associada, pelos leigos, a uma imagem negativa, decerto colhida em velhos manuais ou em romances mais ou menos ambientados numa vaga região do passado que se convencionou chamar "Idade Média" ou "Tempos Medievais". Fanatismo religioso, fome, peste e cerrada exploração do homem convivem, na fantasia, com esgazeadas donzelas enamoradas por íntegros cavaleiros...
Mas qual o significado histórico do feudalismo? Partindo do princípio de que não existe um feudalismo, mas vários, esse ensaio mostra a evolução da sociedade feudal de modo a torná-la compreensível a todos, despida dos preconceitos que normalmente a assolam.
Formado em História e Educação (UFRJ, 1976), possui Especialização em História do Brasil (UFF, 1977) e Mestrado em História do Brasil (UFF, 1981) e Magisterwissenschaft pela Universidade Livre de Berlin, 1983. É doutor em História pela Universidade Livre de Berlim , Alemanha e UFF (1991); e possui Pós-Doutorado em História Política e Social na USP, na Universidade Técnica de Berlim e na Universidade Livre de Berlim, Alemanha, 2011 e 2013.
Esse livro ainda não foi resenhado.