Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial Séculos 16-18

697 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial, de Fernando A. Novais
Informações técnicas

Autor: Fernando A. Novais
Páginas: 106
Editora: Brasiliense
Primeira publicação: 1974
Ano da edição: 1995
Idioma: Português

Sinopse

Este livro destaca-se pelo fato de inserir a colonização em um quadro de referência maior, ampliando nossa concepção da Época Moderna, não só pelo Renascimento, pelas reformas, pelo Iluminismo, mas também pela existência no Antigo Sistema Colonial da Época Mercantilista. Enfim, especifica-se o lugar da colonização do Novo Mundo naquele período histórico. Em tempos de vigência da “história em migalhas”, o leitor será contemplado com a análise de algumas questões fundamentais para as Humanidades.

Os termos colônia, colonização e seus derivados são de largo uso em História e nas Ciências Sociais. Neste livro teremos oportunidade de compreendê-los como conceitos densos e singulares, correspondentes a um determinado período da história ocidental na Época Moderna (séculos XVI-XVIII) que, entre outros aspectos, iluminam a compreensão de nosso presente. Fernando Novais também enfrenta exemplarmente o desafio de estabelecer e especificar o acontecimento e o quadro geral no qual este se insere, e sobretudo, os nexos e as possíveis relações entre ambos (evento, estrutura).

Por fim, deve-se registrar a lição de que nas sociabilidades humanas nada é perene, nada é eterno. Cada forma de organização e sociabilidade contém os elementos que levam à sua superação. Também aqui explicita-se o conceito de “crise”. Este supõe a existência de uma estru­tura (a sincronia, um determinado ordenamento), e o seu esgotamento supõe uma dinâmica (diacronia, o referido ordenamento no tempo histórico). No conjunto, o texto examina e ilustra as delicadas relações entre determinismo e liberdade, acaso e necessidade.

Historiador
Fernando A. Novais

Fernando Antônio Novais é um historiador, professor e escritor paulista nascido em Guararema em 1933. Graduou-se em História em 1958, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Pela mesma instituição, começou o que seria sua tese de doutorado, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), defendida em 1973. Foi professor da USP e da Unicamp. Foi o organizador geral da coleção História da vida privada no Brasil. Suas duas obras mais famosas são Estrutura e dinâmica do antigo sistema colonial (séculos XVI-XVIII) e Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808).

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.