Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Colônia

Observações sobre a franqueza da indústria e estabelecimento de fábricas no Brasil

312 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Observações sobre a franqueza da indústria e estabelecimento de fábricas no Brasil, de José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu
Informações técnicas

Autor: José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu
Coleção: Edições do Senado Federal
Páginas: 156
Editora: Senado Federal
Primeira publicação: c.1820
Ano da edição: 1999
Idioma: Português

Sinopse

De autoria de José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, considerado o primeiro economista brasileiro, por ser o introdutor da economia política entre nós. Esse livro constitui uma brilhante defesa do comércio livre e da liberdade industrial, contra os privilégios de mercadores portugueses. Em certo sentido, Cairu foi o porta-voz da burguesia progressista que se formava no Brasil Colônia. A introdução ficou a cargo dos professores Fernando Antônio Novais, da Unicamp, e José Jobson de Andrade Arruda, da USP. Introdução de Fernando Antônio Novais e José Jobson de Andrade Arruda.

Político
José da Silva Lisboa

José da Silva Lisboa, primeiro barão e Visconde de Cairu (1756-1835), foi um economista, historiador, jurista, publicista e político brasileiro, ativo na época da Independência do Brasil e creditado pela promoção de importantes reformas econômicas. Apoiador ardoroso de D. João VI e D. Pedro I, ocupou diversos cargos na administração econômica e política do Brasil após a instalação da corte no Rio de Janeiro, em 1808, incluindo Deputado da Real Junta do Comércio e Desembargador da Casa da Suplicação. Teve papel importante no incentivo ao ensino de economia política no país, e participou ativamente na redação dos decretos que determinaram a abertura dos portos brasileiros e o fim da proibição de instalação de manufaturas no Brasil. A sua atitude favorável ao desenvolvimento econômico do Reino Unido do Brasil acabaria por contribuir de forma importante para as condições indispensáveis à independência política do Brasil, em 1822.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Brasil Colônia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.