Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil

971 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil, de Sérgio Silva
Informações técnicas

Autor: Sérgio Silva
Páginas: 120
Editora:
Primeira publicação: 1976
Ano da edição: 1986
Idioma: Português

Sinopse

Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil coloca questões diferentes das que conduziram às teses opostas nesse importante debate. Ao longo do livro, destaca-se a natureza contraditória das relações café-indústria, de tal modo que a expansão cafeeira determina, ao mesmo tempo, o nascimento da indústria e os limites da industrialização. Assim, os aspectos contraditórios da unidade café-indústria (em geral, considerados como "obstáculos" à industrialização ou ao desenvolvimento) são analisados como contradições próprias ao desenvolvimento do capitalismo no Brasil.

Historiador
Sérgio Silva

Sergio Silva foi professor Universidade Estadual de Campinas, onde iniciou sua carreira em 1974 no Departamento de Economia e Planejamento Econômico. Na UNICAMP, trabalhou como professor e pesquisador ao longo de décadas no Instituto de Economia e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Graduou-se em Economia e Sociologia por universidades internacionais e realizou pós-graduação na École Pratique des Hautes Études de Paris e doutorado em Ciências Humanas na USP. Sergio foi um dos sócios fundadores da nossa associação, tendo organizado em conjunto com o saudoso Prof. Tamás Szmrecsányi a obra coletiva "História Econômica da Primeira República".

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Industrialização brasileira
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.