Autor: Rosalie David
Título original: Religion and Magic in Ancient Egypt
Páginas: 632
Editora: Difel
Ano da edição: 2011
Idioma: Português
A civilização egípcia durou mais de 3 mil anos. Durante esse período, embora tenham ocorrido mudanças e progressos, houve também uma aparente continuidade do estilo da arte, da arquitetura, da decoração, dos costumes funerários, das crenças e da vida cotidiana. Como Rosalise David nos mostra em Religião e Magia no Antigo Egito, cada aspecto da sociedade egípcia antiga era permeado pela religião e pela magia e dominado pelas forças de vida divinas do sol e do Nilo.
Com as necessidades satisfeitas pelos amplos recursos naturais do país, os egípcios tinham tempo suficiente para o lazer e para especular sobre os deuses, a origem do universo e da humanidade. Tinham também liberdade para devotar um tempo considerável à construção de monumentos e de artefatos sagrados para satisfazer suas necessidades religiosas. Todo esse sistema repousava sobre uma estrutura política relativamente estável e bem-ordenada que girava em torno do conceito de realeza divina.
Neste livro, somos apresentados ao mundo intrigante e complexo dos oráculos e dos videntes, dos deuses e deusas - de Anúbis, o deus da morte com cabeça de chacal, a Tauert, a deusa-hipopótamo da fertilidade -, aos cultos dos animais sagrados, aos templos e rituais da vida após a morte. Com um glossário de faraós, rainhas e deidades, e com novas traduções dos encantamentos egípcios, este é um trabalho imprescindível para todos os estudantes de história e de egiptologia, além de uma leitura informativa e agradável para todos aqueles que nutrem algum interesse pelo mundo antigo;
Todos os aspectos da sociedade egípcia, da educação e do direito à medicina, do nascimento à morte, foram permeados pela religião e pela magia, e dominados por forças divinas do sol e do Nilo. Neste trabalho instigante, Rosalie David traça a história das práticas da fé egípcia.
Religião e Magia no Antigo Egito é o primeiro livro a fornecer uma visão histórica completa das crenças dessa civilização extraordinária, abrangendo desde os primeiros assentamentos em 5000 a.C. até a província romana do século IV a.C. Uma das maiores especialistas em egiptologia do mundo, Rosalie David oferece uma introdução ao tema convidando o leitor a adentrar um mundo de deuses metade humanos/metade animais, ritos de morte, mumificação, pirâmides, magia e medicina.
Ann Rosalie David (1946-) é uma egiptóloga britânica e professora emérita da Universidade de Manchester. Ela atuou como diretora do International Mummy Database. É autora de mais de dez livros sobre o Egito Antigo. Ela nasceu em Cardiff e se formou em História Antiga pela Universidade de Londres em 1967, terminando seu PhD em 1971 com uma tese sobre os rituais nos templos egípcios.
Esse livro ainda não foi resenhado.