Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Alguns livros estão a venda na nossa Loja.

Teoria da História 1

Princípios e conceitos fundamentais

Livros > Teoria da História  |  392 visualizações

Capa do livro Teoria da História 1, de José d'Assunção Barros
Autor: José d'Assunção Barros
Coleção: Teoria da História de José d'Assunção Barros
Páginas: 319
Editora: Vozes
Ano da edição: 2011
Idioma: Português

Sinopse:

Primeiro livro da série Teoria da História, de José D'Assunção Barros. Discute inicialmente o que é uma disciplina científica, e o que é a História como disciplina científica. Em seguida, discute o que é Teoria, por contraste com o que é Método. No terceiro capítulo, desenvolve um paralelo entre as Teorias da História e as Filosofias da História, mostrando as diferenças entre as duas categorias. No terceiro capítulo, começa por discutir conceitos fundamentais para o entendimento da Teoria da História, como os conceitos de "paradigma", "escola histórica", "campo histórico". Encerra o capítulo discutindo a "Liberdade Teórica", mostrando as possibilidades e limites da criatividade teórica e discutindo a Teoria sob o prisma da complexidade. O livro prepara os demais volumes, que abordam paradigmas e escolas históricas específicos.


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

José D'Assunção Barros

José D'Assunção Barros é um historiador e musicólogo brasileiro nascido em 1957. Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Veja outros livros desse autor (+ 8)
Historiador(a)

Mais livros sobre Teoria da História

Peter Burke (org.)

A Escrita da História: Novas Perspectivas

José d'Assunção Barros

A expansão da História

Jacques Le Goff

A História deve ser dividida em pedaços?

Ciro Flamarion Cardoso, Ronaldo Vainfas (org.)

Novos domínios da História

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar