Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Brasil Império

Cartas de Imigrantes

905 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Cartas de Imigrantes, de Roger Stoltz
Informações técnicas

Autor: Roger Stoltz
Páginas: 117
Editora: Est Edições
Primeira publicação: 1997
Ano da edição: 1997
Idioma: Português

Sinopse

De toda a América, as cartas, relatos e memórias publicadas nesta obra, são de imigrantes que optaram viver no Brasil durante o século XIX, deixando tudo para trás, e criando uma nova raça de euro-americanos no Estado do RS. Entre as cartas, algumas inéditas. Foi feito um levantamento principalmente entre imigrantes alemães, italianos, e poloneses, com a intenção de relatar os seus motivos de emigração, a viagem até os portos europeus, a tormentosa viagem marítima, a chegada às costas brasileiras e o encaminhamento às colônias, tudo escrito pelas suas próprias mãos. Cada carta é uma aula de história.

Cada imigrante descreve a sua chegada e trabalho duro nas colônias, detalhando as suas alegrias, tristezas, esperanças e saudades. As observações feitas por eles sejam, certas ou erradas, e interesse pela terra nova são evidentes e há sempre um tom de saudade em cada linha traçada. Comparando as escritas é possível perceber as semelhanças e diferenças entre cada etnia. Nada melhor que os próprios imigrantes para relatar tudo o que passaram e presenciaram na época. As cartas foram traduzidas e publicadas na íntegra para que o leitor possa captar a sua essência e compreender a dor e alegria de cada povo.

Roger Stoltz

Roger Stoltz nasceu em Porto Alegre em 1962 e cedo se interessou por genealogia, imigração de diversas etnias, colonização e estudos sobre a região serrana sul rio-grandense. Viveu sua infância nos Estados Unidos, onde praticou arqueologia auxiliando um grupo a escavar a ossada de um mamute pré-histórico. Pesquisador, ele atualmente faz estudos sobre lendas europeias e escreve para jornais gaúchos. Em 1992, publicou um livro sobre a história do município de Canela/RS.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Imigrantes no Brasil
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.