6,4 mil visualizações | 541 palavras | 0 comentário(s)
Da esquerda para a direita: Augusto, Cláudio e Nero, segundo recriações do artista Daniel Voshart.
O artista canadense Daniel Voshart realizou um grande projeto de recriação digital dos rostos de imperadores romanos do Principado (27 a.C. a 285 d.C.), começando com Augusto e chegando até Numeriano, o último imperador antes da ascensão de Dioclesiano e do início do Baixo Império.
Os rostos dos 54 imperadores foram recriados a partir de bustos, moedas e pinturas. Em alguns casos, como o do famoso imperador Augusto, há uma grande variedade de bustos e estátuas, além de descrições escritas da sua aparência. Mas em outros, por exemplo, quando o objetivo foi recriar os imperadores da Crise do Século 3 (235-284), o artista teve que usar da criatividade e se basear em moedas ou envelhecer/rejuvenescer imagens de parentes próximos, para chegar a uma aproximação da sua possível aparência.
O artista também levou em conta o local de nascimento dos imperadores, por isso há um grande número de imperadores com a pele mais escura. A dinastia Severa (Sétimo Severo, Caracala e Geta), por exemplo, era do norte da África da região da atual Líbia, por isso eles foram representados com a pele mais escura.
Nas palavras do próprio artista:
Usando a ferramenta de rede neural Artbreeder, Photoshop e referências históricas, criei retratos fotorrealistas de imperadores romanos. Para este projeto, eu transformei ou restaurei (rachaduras, narizes, orelhas etc.) 800 imagens de bustos para formar os 54 imperadores do Principado (27 a.C. a 285 d.C.).
O artista completa:
Meu objetivo não era romantizar imperadores ou fazê-los parecer heróicos. Ao escolher bustos/esculturas, minha abordagem foi favorecer o busto que foi feito quando o imperador estava vivo. Caso contrário, eu preferia o busto feito com a maior habilidade e onde o imperador era estereotipadamente mais feio - minha teoria favorita é a de que os artistas provavelmente estavam tentando bajular seus soberanos.
Na página do site oficial dedicada ao projeto, o artista descreve em detalhes o processo de pesquisa que levou a produção de cada uma das recriações. É realmente fascinante acompanhar o seu desenvolvimento, e algumas recriações contam com mais de uma versão. Segundo o artista, os imperadores foram recriados com a idade que tinham no ano de sua morte. A partir dos links abaixo você pode acessar as páginas com informações detalhadas sobre as recriações:
Confira as recriações de todos os imperadores ampliando a foto abaixo. Ou abra em um nova aba do seu navegador clicando aqui.
Um outro famoso projeto de reconstrução de rostos de Imperadores romanos também foi levado a cabo pelo artista espanhol Salvador Ruano. Ele criou esculturas realísticas do ditador Julio César (foto abaixo) e dos imperador Augusto, Calígula e Nero. Para ver mais detalhes visite o site oficial clicando aqui.
Esse artigo é um oferecimento de Irene Lima e de todos os demais apoiadores anônimos do site. Seja um apoiador você também, contribua pelo Apoia.se
Moacir tem 37 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.