Ficção-Histórica > Autores
1,4 mil visualizações | 5 livros cadastrados | 0 comentário(s)
Escritora norte-americana, nascida a 3 de Junho de 1930, em Albany, no estado de Nova Iorque. Começou a escrever na adolescência, tendo fundado uma revista para amadores de ficção científica aos dezassete anos de idade.
Em 1952 começou a escrever profissionalmente para várias revistas, como a Vortex Science Fiction e, a partir de 1958, obteve um certo reconhecimento, ao publicar o primeiro romance da série Darkover, intitulado "Os Salvadores do Planeta" (1958). A série, que viria a totalizar vinte e um volumes, quase todos da autoria de Marion Zimmer Bradley, contava a história de um planeta descoberto nos finais do século XXI e colonizado pela Terra.
Reorientou-se da ficção científica para o género da fantasia, publicando, entre outras obras "A Sacerdotisa de Avalon", que procurou cunhar com pequenos toques de feminismo. Em 1983 publicou a sua obra mais conhecida, "As Brumas de Avalon", uma recriação das lendas arturianas vistas sob a perspectiva dos seus arquétipos femininos, como Viviane, Gwynyfar, Morgaine e Igraine. Um enorme sucesso, a obra manteve-se no topo da lista de vendas do jornal Times durante quatro meses.
Em 1987 publicou "O Incêndio de Tróia", em que recontava a história da Guerra de Tróia sob a perspectiva da deusa Cassandra, que Zimmer Bradley nomeou de Kassandra.
Faleceu quatro dias após ter sido vítima de um ataque cardíaco, em Berkeley, a 25 de Setembro de 1999.