Busque no site
Ver mais opções

Ficção-Histórica   >    Autores

Henry Rider Haggard

995 visualizações    |    2 livros cadastrados   |    0 comentário(s)

Henry Rider Haggard

Sir Henry Rider Haggard nasceu em Norfolk, Inglaterra, em 22 de junho de 1856. Seu pai, William, era advogado, e sua mãe, Ella, era escritora amadora. Enquanto seus irmãos estudaram em escolas públicas, Henry pôde freqüentar escola particular em Londres porque seu pai alimentava grandes expectativas sobre seu futuro. Com 19 anos, viajou para África do Sul onde conseguiu o cargo de secretário do governador de Natal, graças à recomendação de seu pai. Em 1878 ele se tornou oficial da Alta Corte de Transvaal. Ficou seis anos na África, fascinado pela paisagem natural, pela sociedade tribal e seu passado misterioso. Tal fascínio reflete-se no cenário de boa parte de sua obra. Seu primeiro e talvez o mais famoso romance, As minas do Rei Salomão, ambientado na África, foi publicado em 1885. Fez um sucesso tão estrondoso que Haggard pôde voltar para Norfolk para se dedicar à agricultura e à literatura.

Em 1887 publicou Ela e Allan Quatermain. Produziu muitos outros romances cujas ações se passavam nos lugares distantes ou exóticos para o público inglês, como Islândia, Constantinopla, México, o Egito Antigo e, naturalmente, a África. Seus romances fizeram tanto sucesso que sua fama de grande escritor popular permanece até hoje. Apesar dessa imagem popular, de romancista de aventura e ação, é curioso lembrar que o famoso psicanalista Carl Jung era um dos admiradores de sua obra. Ele se mostrava particularmente impressionado com o perfil psicológico de suas personagens, principalmente as femininas. Aliás, até Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, chega a citar a personagem de Ela em sua obra clássica, Interpretação dos sonhos. Após uma tentativa fracassada de se tornar membro do Parlamento em 1894, continuou a se especializar em técnicas agrícolas, prestando notáveis serviços nessa área ao seu país.

Em 1904 publicou Cruzada (The Brethren), um romance sobre a grande tensão religiosa da época medieval. Em torno da famosa Batalha de Hattin (1187), ele desenvolve uma trama em que amor, religião e poder se entrecruzam em tensões, cuja essência permanece insolúvel até os dias de hoje. Nesse livro, sobressai o perfil do impressionante sultão Saladino, uma das personalidades mais instigantes da História. Haggard morreu em Londres em 14 de maio de 1925.

Livros do autor publicados no Brasil

Cruzada - No Reino do Paraíso

336 pag | Geração Editorial

Baixa Idade Média
Tags: Cruzadas

As Minas do Rei Salomão

192 pag | Hedra

Contemporânea
Tags: Imperialismo Europeu
Filmes ou séries baseadas na obra do autor
Contemporânea

As Minas do Rei Salomão

1985 - 1h40m
MINISÉRIE
Contemporânea

As Minas do Rei Salomão

2004 - 2h53m
Comentários sobre o autor e seus livros

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.