A África foi o berço da humanidade e sua história começa com o surgimento das primeiras civilizações no Egito Antigo e se estende até os dias atuais. A história da África foi fortemente influenciada pelas características geográficos do continente. O norte é ocupado por um dos maiores desertos do mundo, o deserto do Saara, com 9.000.000 km². Essa grande área, habitada apenas por povos nômades e semi-nômades, sempre representou uma forte barreira, diminuindo o contato entre a África subsariana e e os povos da Europa e Ásia.
Enquanto o extremo norte do continente (Egito, Cartago e outras áreas) teve um intercâmbio constante com as civilizações do Oriente Médio, da Arábia e da Europa, a região subsariana permaneceu relativamente isolada e só começou a ter um contato constante com os europeus a partir do final do século 15, quando os navegadores portugueses chegaram a região.
Nos séculos seguintes as potências européias, estimuladas primeiro pela expansão mercantilista e depois pela revolução industrial, dividiram o continente entre si. O século 19 marca o auge da exploração européia da África, e a luta pela posse dessas colônias africanas foi uma das principais causas da 1° Guerra Mundial. O processo de descolonização da África começou na década de 1950, mas essa independência foi relativa e os países africanos permanecem presos a dominação cultural e econômica das potências capitalistas.
James A. Michener

A Aliança
1011 pag | Record
Período: História da África
Temáticas: África do Sul

