Nikolai Vassilievitch Gogol nasceu em 1809. Mesmo de origem nobre e tendo uma infância opulenta, tornou-se um modesto funcionário público e, depois, professor de História em São Petersburgo.
Publicou seu primeiro livro, Vigílias da Ucrânia, em 1832, com apenas 23 anos. Raro de ver acontecer com um autor iniciante, rapidamente o livro o tornou famoso. Seu talento em abordar de forma cômica a sociedade russa deu origem a duas de suas obras-primas nos dois gêneros pelos quais primou Nikolai Gogol, a novela O Nariz, de 1835, e a peça teatral O Inspetor Geral, do ano seguinte. Porém, sua obra maior, segundo a crítica, é o romance Almas Mortas, de 1842. Gogol é considerado o introdutor do realismo na literatura russa.
Em seus últimos dias foi influenciado por um Fanático religioso, Padre Konstantinovskii, e morreu quase louco em 4 de Março de 1852.
O livro "Taras Bulba" foi adaptado para o cinema em 1962 tendo o ator Yul Brynner como o protagonista Taras e Tony Curtis como o filho de Tarás, Andrei Bulba.