Tags de História da África

Apartheid (7)
Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

filmes de História da África

Exibindo os 11 filmes cadastrados

A África foi o berço da humanidade e sua história começa com o surgimento das primeiras civilizações no Egito Antigo e se estende até os dias atuais. A história da África foi fortemente influenciada pelas características geográficos do continente. O norte é ocupado por um dos maiores desertos do mundo, o deserto do Saara, com 9.000.000 km². Essa grande área, habitada apenas por povos nômades e semi-nômades, sempre representou uma forte barreira, diminuindo o contato entre a África subsariana e e os povos da Europa e Ásia.

Enquanto o extremo norte do continente (Egito, Cartago e outras áreas) teve um intercâmbio constante com as civilizações do Oriente Médio, da Arábia e da Europa, a região subsariana permaneceu relativamente isolada e só começou a ter um contato constante com os europeus a partir do final do século 15, quando os navegadores portugueses chegaram a região.

Nos séculos seguintes as potências européias, estimuladas primeiro pela expansão mercantilista e depois pela revolução industrial, dividiram o continente entre si. O século 19 marca o auge da exploração européia da África, e a luta pela posse dessas colônias africanas foi uma das principais causas da 1° Guerra Mundial. O processo de descolonização da África começou na década de 1950, mas essa independência foi relativa e os países africanos permanecem presos a dominação cultural e econômica das potências capitalistas.

No cinema, os estúdios norte-americanos adoram retratar a história do líder Nelson Mandela e do Apartheid, um regime de segregação racial implementado na África do Sul entre 1948-1994.