Tags de Mesopotâmia

filmes de Mesopotâmia

Exibindo os 5 filmes cadastrados

A civilização que conhecemos como Mesopotâmia se situava na área que corresponde ao Iraque moderno, e é reconhecida como uma das mais antigas da História. O termo Mesopotâmia normalmente se refere a civilização que se desenvolveu nessa região entre os anos de 3000 a.C. até cerca de 539 a.C.

Mesopotâmia é uma termo grego para "terra entre rios", uma referência ao fato das cidades mais importantes dessa civilização se encontrarem entre o rio Tigre e Eufrates. Entre essas cidades podemos destacar a Babilônia, Acádia, Ur, Uruk, Nínive, Kalhu, Mari, entre outras.

A Mesopotâmia é famosa por ter sido o berço de um dos primeiros Impérios do mundo, o Assírio (por volta do ano 1000 a.C.), e pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme (um dos primeiros sistemas de escrita do mundo). Também há indícios que sugerem que essa civilização foi uma das primeiras a desenvolver a roda, entre outras inovações.

Os filmes dessa categoria foram produzidos na década de 1960 e trazem uma visão bastante deturbada da Mesopotâmia. É importante lembrar que na Bíblia, os povos da Mesopotâmia são retratados como cruéis e/ou pervertidos. Esses filmes apenas repetem essa visão preconceituosa e, por terem sido produzidos há muito tempo, deixam muito a desejar nos que diz respeito a recriação de estruturas arqueitetônias, vestuário, armas e etc.